A lei 11.681/22, de autoria do deputado Dr. Gimenez (PV), amplia os direitos, no âmbito estadual, o acesso ao exame de colonoscopia aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso. O dispositivo foi sancionado pelo governo do estado e publicado no Diário Oficial de 14 de março.
De acordo com o deputado, a lei amplia o acesso ao exame e aumenta as chances de cura de doenças, como o câncer de intestino, que é o terceiro mais frequente entre os homens e o segundo entre as mulheres.
“O estado não tinha uma lei que legislasse sobre esse direito. Com a sanção no estado, além da parte jurídica, difundimos também o acesso à informação e aumentamos a prevenção e as chances cura”, destaca.
O parlamentar frisa que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano, há 34.280 novos casos de câncer colorretal, dos quais 15.415 se encaminham para óbito. Ao todo, 16.660 homens e 17.620 mulheres são diagnosticados todo ano com a doença.
Leia também: Dr. Gimenez garante modernização do sistema de som da fundação Arco-íris
“Esses dados mostram um cenário preocupante, que, na maioria das vezes, é agravado pela falta de conhecimento sobre a doença. Como médico, que atuou por mais de 40 anos em consultório, sempre detectei a reação de surpresa quando explicava sobre esse tipo de doença”, lembra.
A população com mais chances de desenvolver a doença são: Pessoas com idade acima de 50 anos; pacientes com histórico familiar de câncer de intestino; portadores de síndrome genérica e de doenças inflamatórias crônicas do intestino.
Segundo o Inca, estima-se que o Brasil registre mais de 40 mil novos casos de câncer de intestino nos próximos anos, entre homens (20 mil) e mulheres (20 mil). "Parece que falar sobre conscientização é repetitivo, porém é a principal arma que temos. Conscientizar sobre os direitos, ensinar sobre fazê-los valer e insistir na prevenção”, enfatiza.
A colonoscopia pode ser solicitada em casos de suspeitas de doenças no intestino grosso e no reto.
Dr. Gimenez é autor de 31 leis, sendo a maioria na área da saúde.
Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...
Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.
A Verba Indenizatória (VI), criada em maio deste ano, foi aprovada por todos os vereadores, mesmo sob protestos da população.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.